Novo prefeito de Petrópolis declara emergência sanitária devido ao acúmulo de lixo
Hingo Hammes anuncia medidas urgentes para solucionar a crise de coleta de lixo e os problemas financeiros da cidade.
Autor original: Priscilla Torquato, g1
Edição e resumo: Thiago Mendes
O novo prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP), assumiu o cargo com o desafio imediato de resolver o problema crítico do acúmulo de lixo na cidade. Em sua posse, anunciou a situação como uma emergência sanitária.
A principal ação anunciada foi a reorganização da coleta de lixo, com a previsão de normalização em 10 a 15 dias. Um transbordo foi colocado em funcionamento para agilizar o transporte do lixo até Três Rios, local do descarte final.
Além da crise sanitária, o prefeito reconheceu a preocupante situação financeira de Petrópolis. A cidade enfrenta queda na arrecadação do ICMS desde o segundo semestre de 2024, situação herdada da gestão anterior.
Para enfrentar a crise financeira, Hingo Hammes afirmou que publicará um decreto com cortes em pagamentos. A possibilidade de decretar calamidade financeira também não foi descartada, dependendo de uma avaliação mais detalhada da dívida municipal.
A declaração de emergência sanitária e as medidas anunciadas demonstram a urgência em resolver os problemas de coleta de lixo e a busca por soluções para a delicada situação financeira de Petrópolis.