Gari e escritora petropolitana representará a cidade na Itália
Angélica Paes levará sua poesia 'Pretas do Poder' para a Feira do Livro de Bolonha, representando Petrópolis e a Comdep.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
Angélica Paes, gari e escritora petropolitana, foi selecionada para representar Petrópolis e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) na Feira do Livro de Bolonha, na Itália, no dia 03 de abril. Sua poesia "Pretas do Poder" foi escolhida para integrar a Antologia Dante Alivhieri.
A oportunidade surgiu após Izadora Valladares, da Editora Mágico de Oz, convidá-la para uma seleção. A poesia de Angélica foi aprovada por jurados, que a convidaram a representar a cidade e a Comdep, além de simbolizar a inclusão, considerando seus desafios com TDAH e dislexia.
Em Bolonha, Angélica receberá uma medalha e exemplares de sua poesia premiada. Ela expressa grande emoção por representar sua cidade em um evento internacional, relembrando sua trajetória desafiadora de dificuldades, inclusive a venda de trufas para financiar seu sonho de publicar internacionalmente.
Além de "Pretas do Poder", Angélica é autora de outras obras, como "A Menina que Não Podia Ser Escritora por Ser Negra", "As Periféricas" e "A Magia dos Sonhos". Sua trajetória é marcada por conquistas, incluindo o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros e a Comenda Meritocrática Evita Perón. Ela também participou da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).
Atualmente, Angélica concilia seu trabalho na Comdep, onde realiza palestras em escolas sobre coleta seletiva, aulas de teatro para funcionários e documentação fotográfica, com sua carreira literária. Seus livros estão disponíveis em plataformas como Amazon e em editoras parceiras. Seu Instagram é @escritoraangeloficial.