TRE-RJ inicia preparação das urnas para as eleições municipais
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dá início à preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024, garantindo segurança e transparência no processo.
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou, nesta semana, a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições municipais, que acontece em 6 de outubro.
O processo, que será concluído até 1º de outubro, envolve a preparação de cerca de 42 mil urnas eletrônicas e é dividido em duas fases principais: geração de mídias e carga e lacração.
Na fase de geração de mídias, primeira etapa do processo, os dados essenciais para o funcionamento das urnas são gravados em mídias, semelhantes a pen-drives. São gerados três tipos de mídias: carga, votação e resultado de votação.
A mídia de carga contém o número da seção eleitoral, a lista de eleitoras(es) aptos a votar e a lista das(os) candidatas(os) que concorrerão às eleições. Já a mídia de votação é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação e a mídia de resultado de votação, para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Durante a cerimônia de preparação das urnas, os dados das mídias são inseridos nas urnas em um ambiente controlado, com a presença de representantes de partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, garantindo transparência e precisão. Após a inserção dos dados, as urnas são testadas para verificar o funcionamento adequado dos seus componentes.