Candidatos à Prefeitura de Petrópolis Debatem Desafios em Licitações de Educação, Lixo e Transporte
Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL) discutem as dificuldades em licitações para educação, coleta de lixo e transporte público em Petrópolis.
Autor original: Wellington Daniel
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Tribuna de Petrópolis publicou entrevistas com os candidatos à prefeitura no segundo turno, Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL), debatendo os desafios em licitações nas áreas de educação, coleta de lixo e transporte público, todas paralisadas por questões judiciais e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
Licitação na educação: A Secretaria de Educação enfrenta impasses para contratar uma empresa que assumirá a prestação de serviços e terceirizará 1,2 mil cargos. O TCE-RJ está analisando representações de empresas sobre erros no edital, e a Justiça também suspendeu o certame. Hingo Hammes promete analisar a situação dos cargos e da licitação, ouvindo a comunidade escolar e especialistas, buscando soluções que melhorem a educação sem precarizar o trabalho dos professores. Yuri Moura, por sua vez, defende a convocação de concursados, abertura de novos concursos e medidas emergenciais para evitar a paralisação da rede municipal de ensino.
Crise na coleta de lixo: A licitação para contratar uma empresa que forneceria caminhões e equipamentos para a Comdep foi paralisada pelo TCE, agravando os problemas de coleta na cidade. Hingo Hammes afirma que buscará soluções temporárias enquanto a licitação não avança e atuará para destravar o processo. Yuri Moura propõe fortalecer a Comdep para que a companhia possa dar conta da coleta de resíduos, além de avançar na coleta seletiva e na reciclagem.
Transporte público: As empresas Cascatinha e Petro Ita foram impedidas de circular na cidade, e as linhas foram divididas entre outras empresas. A licitação das linhas da Cascatinha foi paralisada pelo TCE, e a comissão para substituir as linhas da Petro Ita foi criada em agosto. Hingo Hammes garante que, em seu governo, a prioridade será agilizar o processo de novas licitações, buscando empresas sérias e transparentes para oferecer um transporte eficiente. Yuri Moura defende a colocação imediata de mais ônibus nas ruas, a retomada da bilhetagem eletrônica e a cobrança de melhorias nos terminais.
As entrevistas, publicadas em duas partes, abordam três temas cada uma, com a primeira resposta publicada sendo de Hingo Hammes, seguindo a ordem alfabética e o resultado do primeiro turno.