Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
Candidato do PMN denuncia PSB por suposto descumprimento da cota de gênero

Compartilhar

Candidato do PMN denuncia PSB por suposto descumprimento da cota de gênero


Vereador alega que candidata registrada como mulher se identifica como homem nas redes sociais, o que pode configurar descumprimento da cota de gênero.

Tribuna de Petrópolis
Quinta-feira, 24 de outubro de 2024 às 08:40

Autor original: Wellington Daniel

Edição e resumo: Thiago Mendes

O vereador Mauro Peralta (PMN), candidato à reeleição nas eleições deste ano, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o PSB, alegando que o partido descumpriu a cota de gênero exigida para a nominata de vereadores.

A polêmica gira em torno de Clarice Medeiros, que disputou uma vaga na Câmara Municipal e se apresenta nas redes sociais como uma pessoa do gênero masculino, mas teve a candidatura registrada como feminina.

Segundo Peralta, apesar de Clarice ser registrada como mulher, ela se identifica como “transgênero” e heterossexual nas redes sociais, o que, na visão do vereador, seria uma evidência de que a candidata se identifica com o gênero masculino.

O juiz eleitoral José Claudio de Macedo Fernandes encaminhou o caso ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e, se a Justiça acatar a denúncia, o PSB pode perder a chapa inteira, resultando na cassação dos mandatos dos vereadores eleitos Léo França e Gil Magno, além de uma nova contagem do quociente partidário.

Clarice Medeiros negou as acusações, alegando que não há motivo para a ação, que considera improcedente. O PSB, por sua vez, afirma que o partido não tem ciência da ação e que todos os seus procedimentos foram realizados de acordo com a lei.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram