Receita Federal libera consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco podem consultar se receberão restituição
Autor original: Agência Brasil
Edição e resumo: Thiago Mendes
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao lote da malha fina de outubro, que beneficiará cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco.
Os contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas declarações poderão saber se receberão restituição, totalizando R$ 700 milhões em reembolsos. O lote inclui cerca de 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, que foram priorizados devido às enchentes que atingiram o estado.
A Receita Federal informou que 53% do valor total será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, incluindo aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda, professores, residentes no Rio Grande do Sul, idosos e pessoas com deficiência.
Para consultar se a restituição está disponível, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet, através do menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. O pagamento será realizado em 31 de outubro na conta ou chave Pix informada na declaração.
Contribuintes que não forem beneficiados neste lote podem consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, caso haja pendências, podem enviar uma declaração retificadora para os próximos lotes da malha fina.