Logo SerraRio

Zoom

Home
Notícias
Caos do Lixo: Coleta de Resíduos de Saúde Ameaçada de Paralisar

Compartilhar

Caos do Lixo: Coleta de Resíduos de Saúde Ameaçada de Paralisar


Inadimplência da empresa responsável pode interromper o serviço de coleta, tratamento e transporte de lixo hospitalar em Niterói, agravando a crise do lixo na cidade.

Tribuna de Petrópolis
Quarta-feira, 25 de setembro de 2024 às 12:34

Autor original: Wellington Daniel

Edição e resumo: Thiago Mendes

A empresa PDCA Serviços, responsável pela coleta, tratamento e transporte final de lixo hospitalar em Niterói, anunciou a possibilidade de paralisar seus serviços a partir de sexta-feira (27), alegando inadimplência que impede a continuidade das operações. A decisão coloca em risco a gestão de resíduos de saúde na cidade, que já enfrenta problemas com a coleta de lixo urbano.

A crise do lixo em Niterói se intensifica com o fechamento do transbordo e a deficiência na coleta de resíduos urbanos (RSU), resultando em reclamações de diversos bairros. Para tentar minimizar os impactos, a Comdep (Companhia de Desenvolvimento de Niterói) publicou no Portal da Transparência um novo contrato emergencial para RSU, válido por cinco meses, que foi firmado em 14 de agosto. O contrato considera o fechamento do transbordo, com os caminhões levando as cargas direto para o aterro sanitário de Três Rios, e inclui um aumento na frota de veículos, de 28 para 41, para atender as atividades diurnas e noturnas. O valor mensal pago pelo novo contrato é de quase R$ 2,8 milhões.

Em contraste com a agilidade do contrato para RSU, o contrato emergencial para os serviços de lixo hospitalar ainda não estava disponível até a última atualização, mesmo após um mês da assinatura.

A licitação para a coleta do lixo urbano está paralisada devido a suspeitas de irregularidades pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A licitação de resíduos de saúde, por sua vez, foi liberada na última semana, após o TCE entender que houve um erro no controle externo do órgão. A PDCA foi declarada vencedora da licitação dos resíduos de saúde, e a Comdep, após a liberação do processo, comunicou que dará prosseguimento às etapas necessárias.

A Comdep não respondeu aos pedidos de informações sobre a situação até o momento da última atualização.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram