Comércio em Petrópolis: Desemprego no Setor e Crescimento em Municípios Vizinhos
Analisando dados do Novo Caged, o comércio em Petrópolis enfrenta um saldo negativo na criação de empregos em 2023, enquanto Teresópolis e Nova Friburgo registram crescimento no setor.
Autor original: Maria Julia Souza
Edição e resumo: Thiago Mendes
O comércio em Petrópolis enfrenta um cenário desafiador em relação à geração de empregos em 2023. De janeiro a julho, o setor registrou um saldo negativo de 113 vagas, com 4.916 admissões e 5.029 desligamentos. O mês de janeiro foi o que apresentou o pior resultado, com -119 vagas, seguido por fevereiro (-38) e maio (-13). Junho e março foram os únicos meses com saldo positivo, com 55 e 13 vagas, respectivamente.
Em contraste com a situação em Petrópolis, municípios vizinhos como Teresópolis e Nova Friburgo demonstram um saldo positivo na geração de empregos no comércio. Teresópolis registrou 42 novas vagas, enquanto Nova Friburgo contabiliza 95 novos postos de trabalho.
Teresópolis, apesar de ter registrado saldo negativo em janeiro e fevereiro, recuperou-se nos meses seguintes, com julho sendo o mês com maior geração de vagas (158). Nova Friburgo, por sua vez, apresentou saldo negativo em maio, julho e janeiro, mas obteve resultados positivos nos demais meses, com abril sendo o mês de maior geração de vagas (70).
O saldo negativo do comércio em Petrópolis em 2023 é o pior resultado desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020. No primeiro ano da pandemia, o setor fechou 111 postos de trabalho, mas a crise sanitária impactou fortemente outros setores, levando a um saldo geral de 3.4 mil vagas a menos. Em 2021, a cidade gerou 2.8 mil vagas, com o comércio sendo o segundo melhor resultado. No entanto, as tragédias de 2022 impactaram novamente o setor, levando a um saldo de 211 vagas, o segundo pior resultado dentre os setores. Em 2023, o saldo foi de 324 novas vagas, também o segundo pior.
A comparação entre os números de Petrópolis e dos municípios vizinhos demonstra um contraste na recuperação econômica pós-pandemia. Enquanto Petrópolis enfrenta dificuldades no setor do comércio, Teresópolis e Nova Friburgo mostram sinais de crescimento e recuperação.