Exposição Fotográfica Rememora Ditaduras no Brasil e Chile
O Centro de Cultura Raul de Leoni em Petrópolis recebe exposição do fotojornalista Evandro Teixeira, com imagens que documentam momentos marcantes das ditaduras no Brasil e no Chile.
Autor original: Evandro TeixeiraFoto: Divulgação
Edição e resumo: Thiago Mendes
A exposição "Evandro Teixeira, Fotojornalismo e Ditadura: Brasil 1964/Chile 1973", que abre neste sábado (28) no Centro de Cultura Raul de Leoni em Petrópolis, apresenta o trabalho do fotojornalista Evandro Teixeira, retratando momentos emblemáticos das ditaduras no Brasil e no Chile.
A exposição inclui uma mesa redonda intitulada "Para que não se esqueça, para que não mais aconteça", com a participação de Ivo Lesbaupin e Magali do Nascimento Cunha, que discutirão o impacto das ditaduras na sociedade.
O trabalho de Evandro Teixeira abrange momentos cruciais da história brasileira, como o golpe de 1964, as manifestações estudantis de 1968 e a repressão da ditadura militar. No Chile, ele documentou o golpe de 1973 que derrubou Salvador Allende e a subsequente ditadura de Pinochet, além dos eventos que se seguiram à morte do poeta Pablo Neruda.
O fotojornalista é reconhecido por seu trabalho, tendo recebido diversos prêmios, incluindo a homenagem de Carlos Drummond de Andrade em um poema de seu último livro, “Amar se aprende amando”.
A exposição é parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”, que visa promover a discussão sobre a importância da memória histórica e os impactos das ditaduras na democracia, tendo como objetivo evitar que o passado de opressão se repita.