Eleições em Petrópolis: 245 mil eleitores voltam às urnas para definir o próximo prefeito
Segundo turno da eleição para prefeito de Petrópolis acontece neste domingo (27), com 245.177 eleitores aptos a escolher entre Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL).
Autor original: Redação/Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
Neste domingo (27), 245.177 eleitores de Petrópolis irão às urnas para decidir o novo prefeito, que comandará a cidade pelos próximos quatro anos. As eleições acontecerão das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno. Além de Petrópolis, Niterói é a única outra cidade do estado com segundo turno. Por lá, são 410.032 eleitores aptos.
No primeiro turno, em 6 de outubro, 174.089 eleitores compareceram às urnas, resultando em uma abstenção de 28,99%. Disputam o segundo turno Hingo Hammes (PP), que obteve 49,96% dos votos válidos (78.734), e Yuri Moura (PSOL), que recebeu 17,77% (28.001).
Os eleitores que não votaram no primeiro turno e estão com o título regular devem votar obrigatoriamente neste segundo pleito. A Justiça Eleitoral recomenda que consultem o site do TRE-RJ para confirmar os locais de votação, para verificar possíveis mudanças em relação às Eleições de 2022.
No segundo turno, os eleitores votam apenas para prefeito. Para evitar erros, a Justiça Eleitoral recomenda levar uma “colinha” com o número do candidato, anotada em papel, pois o uso de celulares ou qualquer aparelho eletrônico na cabine é proibido por lei.
O transporte coletivo em Petrópolis será gratuito no domingo (27), das 7h às 18h, para facilitar o deslocamento dos eleitores. As empresas de ônibus devem operar com a frota de dias úteis.