Fiocruz Petrópolis Avança na Redução de Desigualdades em Saúde na América Latina
Projeto multicêntrico utiliza ferramentas de Tecnologia Social para diagnosticar e combater as desigualdades em saúde em países da América Latina.
Autor original: Tribuna de Petrópolis
Edição e resumo: Thiago Mendes
O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz Petrópolis está implementando um projeto multicêntrico que visa reduzir as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde em regiões vulneráveis de cinco países da América Latina.
O projeto, que utiliza ferramentas de Tecnologia Social como o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e a Cartografia Participativa (CP), já concluiu sua terceira etapa, com a avaliação da aplicação dessas ferramentas em territórios vulneráveis da Argentina, El Salvador, México, Paraguai e Colômbia.
A iniciativa, financiada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (USA-CDC), visa fortalecer o trabalho de agentes comunitários e promover a escuta da população para identificar os determinantes sociais da saúde e combater as desigualdades. O projeto também busca criar um Observatório on-line para sistematizar os resultados e compartilhar informações com outras regiões e países.
O projeto é baseado na experiência do Fórum Itaboraí, que desenvolveu ferramentas de Tecnologia Social para diagnosticar e intervir em territórios com alta fragilidade social em Petrópolis.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a redução das desigualdades sociais e a promoção da equidade em saúde na América Latina, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.