Logo SerraRio
Home
Notícias
Fiocruz Petrópolis Avança na Redução de Desigualdades em Saúde na América Latina

Compartilhar

Fiocruz Petrópolis Avança na Redução de Desigualdades em Saúde na América Latina


Projeto multicêntrico utiliza ferramentas de Tecnologia Social para diagnosticar e combater as desigualdades em saúde em países da América Latina.

Tribuna de Petrópolis
Sábado, 28 de setembro de 2024 às 08:41

Autor original: Tribuna de Petrópolis

Edição e resumo: Thiago Mendes

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz Petrópolis está implementando um projeto multicêntrico que visa reduzir as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde em regiões vulneráveis de cinco países da América Latina.

O projeto, que utiliza ferramentas de Tecnologia Social como o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e a Cartografia Participativa (CP), já concluiu sua terceira etapa, com a avaliação da aplicação dessas ferramentas em territórios vulneráveis da Argentina, El Salvador, México, Paraguai e Colômbia.

A iniciativa, financiada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (USA-CDC), visa fortalecer o trabalho de agentes comunitários e promover a escuta da população para identificar os determinantes sociais da saúde e combater as desigualdades. O projeto também busca criar um Observatório on-line para sistematizar os resultados e compartilhar informações com outras regiões e países.

O projeto é baseado na experiência do Fórum Itaboraí, que desenvolveu ferramentas de Tecnologia Social para diagnosticar e intervir em territórios com alta fragilidade social em Petrópolis.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a redução das desigualdades sociais e a promoção da equidade em saúde na América Latina, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.

Últimas notícias


Mais lidas


Recomendadas


Busca

Nenhum registro foi encontrado.

Receba as notícias noTelegram