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Movimento Empresarial Cobra Melhorias no Trânsito de Itaipava

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Movimento Empresarial Cobra Melhorias no Trânsito de Itaipava


Empresários pressionam por soluções para melhorar a mobilidade urbana no distrito de Itaipava, em Petrópolis, e exigem intervenções nas rodovias BR-040 e Estrada União e Indústria.

G1
Domingo, 29 de setembro de 2024 às 13:27

Autor original: g1

Edição e resumo: Thiago Mendes

Empresários de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, buscam soluções para melhorar a mobilidade urbana na região dos distritos da cidade. O movimento Unidos por Itaipava (Unita) está trabalhando para pressionar as autoridades responsáveis pelas rodovias BR-040 e Estrada União e Indústria, as principais vias de acesso da região.

O distrito de Itaipava enfrenta congestionamentos cada vez mais frequentes, especialmente nos finais de semana. Para os empresários, a solução seria a criação de melhores acessos entre as duas rodovias, que são federais e praticamente paralelas, mas carecem de intervenções urgentes.

A reivindicação surge no momento em que o Ministério dos Transportes prepara a licitação para a nova concessão da BR-040, no trecho entre Rio e Juiz de Fora. No entanto, o Plano de Exploração da Rodovia (PER) divulgado não inclui essas intervenções. O Unita pede que o documento seja revisado para incluir essas obras, ou que o Dnit as execute.

O movimento destaca a necessidade de melhorias nos acessos existentes entre as rodovias, com problemas estruturais sérios, como pontes e pavimentação. Além disso, defendem a criação de novos trechos de conexão, especialmente em áreas de tráfego intenso.

O Unita cita o esforço de entidades como o Sicomércio e a NovAmosanta, que também elencaram outros itens importantes a serem incluídos na nova concessão, além dos pontos levantados pelo movimento. A expectativa é que o leilão da nova concessão da BR-040, previsto para o primeiro trimestre de 2025, gere investimentos significativos. Apesar disso, o Unita alerta que as intervenções previstas são insuficientes para solucionar os problemas de acesso ao distrito. Para o movimento, a ANTT e o Dnit devem cooperar na duplicação de trechos, além de garantir a pavimentação, iluminação e manutenção adequadas, para garantir a segurança de pedestres e motoristas.

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