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União e Indústria e BR-040: Unita luta por acessos entre rodovias para melhorar a mobilidade em Itaipava

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União e Indústria e BR-040: Unita luta por acessos entre rodovias para melhorar a mobilidade em Itaipava


O movimento Unidos por Itaipava (Unita) pressiona autoridades para garantir melhorias nos acessos entre as rodovias BR-040 e União e Indústria, visando solucionar problemas de congestionamento e segurança em Itaipava.

O Dia
Segunda-feira, 30 de setembro de 2024 às 18:11

Autor original: Ponte do Castelo, em ItaipavaFoto: Divulgação

Edição e resumo: Thiago Mendes

O movimento Unidos por Itaipava (Unita) está intensificando seus esforços para pressionar as autoridades responsáveis pelas rodovias BR-040 e União e Indústria, com o objetivo de garantir melhorias nos acessos entre essas vias, cruciais para a mobilidade urbana de Itaipava e outros distritos.

A BR-040, que conecta o Rio de Janeiro a Minas Gerais, e a Estrada União e Indústria, que atravessa Itaipava, são vias federais paralelas, e o tráfego entre elas exige intervenções urgentes para aliviar o congestionamento cada vez mais intenso na região. Essa reivindicação surge no momento em que o Ministério dos Transportes prepara a licitação para a nova concessão da BR-040, no trecho entre Rio e Juiz de Fora, passando por Petrópolis.

No entanto, o Plano de Exploração da Rodovia (PER) divulgado não inclui essas intervenções. O Unita defende que o documento seja revisado para incorporar essas obras ou que o Dnit as execute. O movimento também propõe que a ANTT e o Dnit colaborem, definindo as responsabilidades de cada um. “São organismos federais subordinados ao Ministério dos Transportes, a quem cabe a gestão das rodovias”, afirma Fabrício Santos, um dos líderes do Unita.

Atualmente, os acessos existentes entre as rodovias se concentram em Pedro do Rio, Barra Mansa (acesso para carros apenas), Trevo de Bonsucesso, Estrada do Catobira, Ponte do Castelo e Ponte do Arranha-céu. “Os acessos são essenciais para o fluxo de veículos e a segurança dos motoristas. Muitos pontos apresentam problemas estruturais graves, como nas pontes e na pavimentação. O Unita busca melhorias nos acessos existentes e a criação de novos trechos de ligação, especialmente em áreas de tráfego intenso, abrindo canais de comunicação entre as vias”, explica Alexandre Plantz, outro líder do movimento.

O Unita destaca o trabalho de entidades como Sicomércio e NovAmosanta, que contam com técnicos analisando o edital da nova licitação e que também identificaram, além dos pontos mencionados pelo Unita, outros itens cruciais para serem incluídos na concessão. O leilão para a nova concessão da BR-040, previsto para o primeiro trimestre de 2025, promete investimentos significativos. O PER da ANTT prevê R$ 4,95 bilhões em obras, incluindo uma nova ponte de acesso a Itaipava com duas faixas, calçadas e acostamentos. No entanto, Alexandre Plantz alerta: “As intervenções previstas são insuficientes diante da magnitude dos problemas de acesso ao distrito. Precisamos de atenção em todos os pontos críticos”.

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